INTRODUÇÃO
A Escola Estadual de Educação
Profissional Paulo Petrola situa-se no município de Fortaleza, na Comunidade da
Praia das Goiabeiras, no bairro denominado Barra do Ceará. O bairro é considerado
berço histórico do povo cearense, por ter sido o local de início de sua
colonização com a construção, em 1603, do fortim de São Tiago, pelo Capitão-mor
Pero Coelho de Sousa. Atualmente, é ponto de ligação com o litoral Oeste do
Estado e famosas praias como Icaraí, Cumbuco e Taíba, dentre outras.
A Comunidade das Goiabeiras possui aproximadamente
uma população de três mil pessoas, em sua maioria desenvolvendo atividades na
área da construção civil, da pesca artesanal e do trabalho doméstico. Região de
muitas carências, assolada pelo desemprego e caracterizada pela baixa renda,
não tem sido alvo de políticas públicas eficientes que promovam seu
desenvolvimento. Entende-se que, na atualidade, com o avanço tecnológico, não
se pode pensar em elevação de renda para populações carentes sem capacitação e
preparação para o mundo do trabalho, tendo-se por base a aquisição dos
conhecimentos universais proporcionados pela educação formal.
Nesse sentido, a criação da Escola Estadual de
Educação Profissional Paulo Petrola, por iniciativa do Governo do Estado do
Ceará, em agosto de 2008, idealizada a partir do Programa Brasil
Profissionalizado, vem atender a urgente necessidade de oferecer uma educação
pública de qualidade aos jovens de famílias carentes, vinculando a formação
geral, científica e cultural à formação profissional.
A Escola, atendendo às diretrizes da Secretaria de
Educação do Estado do Ceará – SEDUC, é organizada em tempo integral, de forma a
proporcionar ao jovem estudante um ambiente favorável à aprendizagem,
porquanto, otimiza-se o aproveitamento do tempo pedagógico, favorecendo o aluno
com a conclusão do Ensino Médio aliado à formação profissional de nível
técnico.
O núcleo gestor, corpo docente e demais funcionários
cientes da importância dessa proposta inovadora de educação, assumem o
compromisso com a excelência do trabalho educacional, conforme elementos
norteados pelo presente documento.
Missão:
Proporcionar ensino de qualidade para formar jovens
autônomos capazes de reconhecer e gerir suas habilidades e competências,
tornando-os aptos a exercerem sua cidadania e profissionalismo de forma ética e comprometidos
com a responsabilidade social.
Visão de futuro:
Ser uma instituição pública de Ensino Médio Integrado
reconhecida no Estado do Ceará pela excelência na formação de jovens atuantes
no âmbito profissional e social.
Tendo em vista o sucesso
dessa proposta educacional, bem como direcionando as ações a serem
desenvolvidas no sentido da unidade, elege-se os seguintes
Valores:
· Qualidade
– como meta para todas as atividades curriculares e administrativas.
· Respeito –
como fundamento básico para os relacionamentos.
· Responsabilidade
– como postura essencial para o crescimento do ser.
· Solidariedade
– como ação que dignifica a condição humana.
· Criticidade
– como visão que permite a superação.
PREMISSAS
1. Protagonismo juvenil
O jovem pró-ativo e comprometido
com sua aprendizagem e formação profissional.
2.
Premissa: formação continuada
Processo contínuo
na formação de educadores visando à melhoria da atuação profissional.
3. Atitude empresarial
Postura organizacional voltada
para a eficácia nos resultados, superando as expectativas da comunidade e do
investidor social, através da efetiva qualidade de ensino, utilizando como
ferramentas a pedagogia da presença e a educação pelo trabalho.
4. Co-Responsabilidade
Parceiros
internos, família e comunidade local alinhados com a proposta educacional da
Escola.
OBJETIVOS
1. Jovens capazes de exercer com
ética e profissionalismo suas ações junto à sociedade e comprometidos com o
desenvolvimento social.
2. Educadores atualizados em relação às Novas
Tecnologias da Informação e Comunicação, às práticas profissionais e ao
conhecimento científico.
3. Instituição educacional apresentando resultados
concretos que superem as expectativas da comunidade e do investidor social.
4.
Parceiros internos e comunidade local
reconhecendo-se responsáveis pelo sucesso da proposta educacional.
Prioridades
1. Estudo e vivência dos valores
humanos no âmbito pessoal, social, cognitivo e produtivo.
2. Capacitação dos profissionais nas
suas respectivas áreas de conhecimento e no domínio das novas tecnologias.
3. Desenvolvimento de uma postura
empreendedora para gerenciamento dos recursos humanos e materiais.
4.
Envolvimento e apoio da família nas atividades
escolares desenvolvidas
ESTRATÉGIAS
PREMISSA
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ESTRATÉGIAS
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Protagonismo
Juvenil
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Nivelamento do conhecimento nas
diversas disciplinas.
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Construção do projeto de vida e do plano de
carreira.
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Fortalecimento do projeto de
monitorias.
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Fortalecimento do conselho de
líderes.
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Promoção de atividades científicas,
tecnológicas, sócio-culturais e desportivas.
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PREMISSA
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ESTRATÉGIAS
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Estudo e reunião por áreas de atuação, favorecendo
a integração curricular.
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Participação em capacitações, seminários e formações patrocinados pela SEDUC.
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PREMISSA
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ESTRATÉGIAS
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Atitude
Empresarial
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Estimulo
ao trabalho em equipe.
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Comunicação
alinhada entre os parceiros internos e externos.
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Gerenciamento das ações pelo PDCA (Planejar, Executar,
Acompanhar e Agir).
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PREMISSA
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ESTRATÉGIAS
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Co-Responsabilidade
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Divulgação da proposta educacional da Escola e
envolvimento da família através de reuniões sistemáticas.
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Divulgação da proposta educacional da Escola entre
representantes da comunidade local.
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Promoção de atividades de lazer e cultura envolvendo a família dos
alunos e a comunidade local.
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RESULTADOS ESPERADOS
Tendo em vista estarmos nos anos iniciais
de funcionamento, os resultados esperados serão, ainda, de sobrevivência.
Assim, busca-se a produtividade, a liquidez e a consolidação da imagem,
conforme discriminado nos quadros seguintes, com seus respectivos indicadores.
PREMISSA
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RESULTADOS
ESPERADOS
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INDICADORES
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Protagonismo Juvenil
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Educandos aprovados nas disciplinas curriculares.
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97% de aprovação
0% de evasão
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Educandos aprovados em exames vestibulares e ENEM.
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28% dos alunos concludentes
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Educandos concluindo o estágio supervisionado com
perfil de saída entre intermediário e avançado
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5% Básico
35% Intermediário
60% Avançado
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Educandos inseridos no mercado de trabalho, após
conclusão de estágio.
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10% dos alunos estagiários
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Alunos envolvidos nas atividades científicas,
tecnológicas, sócio-culturais e desportivas.
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90% dos alunos envolvidos nas
atividades propostas
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PREMISSA
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RESULTADOS ESPERADOS
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INDICADORES
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Formação Continuada
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Educadores qualificados em suas áreas de
conhecimento e envolvidos no projeto de integração curricular.
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100% dos educadores participando das atividades
traçadas nas estratégias de formação continuada.
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PREMISSA
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RESULTADOS ESPERADOS
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INDICADORES
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Atitude
Empresarial
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Reconhecimento
dos parceiros internos e externos do trabalho realizado na instituição.
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90% dos parceiros internos
e externos externando satisfação com o trabalho realizado na instituição.
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Escola com avanço na escala de proficiência do SPAECE.
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Avanço de 7% em Língua Portuguesa e Matemática
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Egressos inseridos no mercado de trabalho.
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50% dos egressos
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PREMISSA
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RESULTADOS
ESPERADOS
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INDICADORES
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Corresponsabilidades
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Famílias
envolvidas e colaborando com a proposta educacional da instituição.
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100% das famílias colaborando efetivamente para o
sucesso da proposta educacional.
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Conselho de líderes atuante.
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100% dos líderes envolvidos
e dentro do perfil esperado.
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Monitorias atuando efetivamente.
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100% dos monitores
atuantes.
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Queria saber de onde se origina o nome Paulo Petrola. Quem foi esta pessoa?????
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