Quem somos


INTRODUÇÃO
  
       A Escola Estadual de Educação Profissional Paulo Petrola situa-se no município de Fortaleza, na Comunidade da Praia das Goiabeiras, no bairro denominado Barra do Ceará. O bairro é considerado berço histórico do povo cearense, por ter sido o local de início de sua colonização com a construção, em 1603, do fortim de São Tiago, pelo Capitão-mor Pero Coelho de Sousa. Atualmente, é ponto de ligação com o litoral Oeste do Estado e famosas praias como Icaraí, Cumbuco e Taíba, dentre outras. 
A Comunidade das Goiabeiras possui aproximadamente uma população de três mil pessoas, em sua maioria desenvolvendo atividades na área da construção civil, da pesca artesanal e do trabalho doméstico. Região de muitas carências, assolada pelo desemprego e caracterizada pela baixa renda, não tem sido alvo de políticas públicas eficientes que promovam seu desenvolvimento. Entende-se que, na atualidade, com o avanço tecnológico, não se pode pensar em elevação de renda para populações carentes sem capacitação e preparação para o mundo do trabalho, tendo-se por base a aquisição dos conhecimentos universais proporcionados pela educação formal.
Nesse sentido, a criação da Escola Estadual de Educação Profissional Paulo Petrola, por iniciativa do Governo do Estado do Ceará, em agosto de 2008, idealizada a partir do Programa Brasil Profissionalizado, vem atender a urgente necessidade de oferecer uma educação pública de qualidade aos jovens de famílias carentes, vinculando a formação geral, científica e cultural à formação profissional.
A Escola, atendendo às diretrizes da Secretaria de Educação do Estado do Ceará – SEDUC, é organizada em tempo integral, de forma a proporcionar ao jovem estudante um ambiente favorável à aprendizagem, porquanto, otimiza-se o aproveitamento do tempo pedagógico, favorecendo o aluno com a conclusão do Ensino Médio aliado à formação profissional de nível técnico.
O núcleo gestor, corpo docente e demais funcionários cientes da importância dessa proposta inovadora de educação, assumem o compromisso com a excelência do trabalho educacional, conforme elementos norteados pelo presente documento.


Missão:
Proporcionar ensino de qualidade para formar jovens autônomos capazes de reconhecer e gerir suas habilidades e competências, tornando-os aptos a exercerem sua cidadania e profissionalismo de forma ética e comprometidos com a responsabilidade social.
Visão de futuro:
Ser uma instituição pública de Ensino Médio Integrado reconhecida no Estado do Ceará pela excelência na formação de jovens atuantes no âmbito profissional e social.
       Tendo em vista o sucesso dessa proposta educacional, bem como direcionando as ações a serem desenvolvidas no sentido da unidade, elege-se os seguintes
Valores:
· Qualidade – como meta para todas as atividades curriculares e administrativas.
· Respeito – como fundamento básico para os relacionamentos.
· Responsabilidade – como postura essencial para o crescimento do ser.
· Solidariedade – como ação que dignifica a condição humana.
· Criticidade – como visão que permite a superação.

PREMISSAS

1. Protagonismo juvenil

O jovem pró-ativo e comprometido com sua aprendizagem e formação profissional.

2. Premissa: formação continuada

Processo contínuo na formação de educadores visando à melhoria da atuação profissional.

3. Atitude empresarial

Postura organizacional voltada para a eficácia nos resultados, superando as expectativas da comunidade e do investidor social, através da efetiva qualidade de ensino, utilizando como ferramentas a pedagogia da presença e a educação pelo trabalho.

4. Co-Responsabilidade

Parceiros internos, família e comunidade local alinhados com a proposta educacional da Escola.


OBJETIVOS

1.     Jovens capazes de exercer com ética e profissionalismo suas ações junto à sociedade e comprometidos com o desenvolvimento social.
2.     Educadores atualizados em relação às Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, às práticas profissionais e ao conhecimento científico.
3.     Instituição educacional apresentando resultados concretos que superem as expectativas da comunidade e do investidor social.
4.          Parceiros internos e comunidade local reconhecendo-se responsáveis pelo sucesso da proposta educacional.

Prioridades

1.    Estudo e vivência dos valores humanos no âmbito pessoal, social, cognitivo e produtivo.
2.    Capacitação dos profissionais nas suas respectivas áreas de conhecimento e no domínio das novas tecnologias.
3.    Desenvolvimento de uma postura empreendedora para gerenciamento dos recursos humanos e materiais.
4.          Envolvimento e apoio da família nas atividades escolares desenvolvidas  
ESTRATÉGIAS


PREMISSA
ESTRATÉGIAS
Protagonismo Juvenil
Nivelamento do conhecimento nas diversas disciplinas.
Construção do projeto de vida e do plano de carreira.
Fortalecimento do projeto de monitorias.
Fortalecimento do conselho de líderes. 
Promoção de atividades científicas, tecnológicas, sócio-culturais e desportivas.

PREMISSA
ESTRATÉGIAS

Estudo e reunião por áreas de atuação, favorecendo a integração curricular.
Participação em capacitações, seminários e formações  patrocinados pela SEDUC.

PREMISSA
ESTRATÉGIAS
Atitude Empresarial
Estimulo ao trabalho em equipe.
Comunicação alinhada entre os parceiros internos e externos.
Gerenciamento das ações pelo PDCA (Planejar, Executar, Acompanhar e Agir).

PREMISSA
ESTRATÉGIAS
Co-Responsabilidade
Divulgação da proposta educacional da Escola e envolvimento da família através de reuniões sistemáticas.
Divulgação da proposta educacional da Escola entre representantes da comunidade local.
Promoção de atividades  de lazer e cultura envolvendo a família dos alunos e a comunidade local.




RESULTADOS ESPERADOS

       Tendo em vista estarmos nos anos iniciais de funcionamento, os resultados esperados serão, ainda, de sobrevivência. Assim, busca-se a produtividade, a liquidez e a consolidação da imagem, conforme discriminado nos quadros seguintes, com seus respectivos indicadores.

PREMISSA
RESULTADOS ESPERADOS
INDICADORES
Protagonismo Juvenil
Educandos aprovados nas disciplinas curriculares.
97% de aprovação
0% de evasão
Educandos aprovados em exames vestibulares e ENEM.
28% dos alunos concludentes
Educandos concluindo o estágio supervisionado com perfil de saída entre intermediário e avançado
5% Básico
35% Intermediário
60% Avançado
Educandos inseridos no mercado de trabalho, após conclusão de estágio.
10% dos alunos  estagiários
Alunos envolvidos nas atividades científicas, tecnológicas, sócio-culturais e desportivas.
90% dos alunos envolvidos nas atividades propostas


PREMISSA
RESULTADOS ESPERADOS
INDICADORES
Formação Continuada

Educadores qualificados em suas áreas de conhecimento e envolvidos no projeto de integração curricular.


100% dos educadores participando das atividades traçadas nas estratégias de formação continuada.


PREMISSA
RESULTADOS ESPERADOS
INDICADORES
Atitude Empresarial

Reconhecimento dos parceiros internos e externos do trabalho realizado na instituição.
90% dos parceiros internos e externos externando satisfação com o trabalho realizado na instituição.
Escola com avanço na escala de proficiência do SPAECE.
Avanço de 7% em Língua Portuguesa e Matemática
Egressos inseridos no mercado de trabalho.
50% dos egressos

PREMISSA
RESULTADOS ESPERADOS
INDICADORES
Corresponsabilidades

Famílias envolvidas e colaborando com a proposta educacional da instituição.

100% das famílias colaborando efetivamente para o sucesso da proposta educacional.
Conselho de líderes atuante.
100% dos líderes envolvidos e dentro do perfil esperado.

Monitorias atuando efetivamente.
100% dos monitores atuantes.



Um comentário:

  1. Queria saber de onde se origina o nome Paulo Petrola. Quem foi esta pessoa?????

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