terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Confira cuidados e dicas de como se relacionar nas redes sociais



As relações no mundo virtual influenciam na hora de conseguir um emprego. É o que aponta a pesquisa desenvolvida pela AVG Technologies, feita com 230 gerentes de RH dos Estados Unidos e Reino Unido e com mais de 4 mil jovens entre 18 e 25 anos em 11 países. Para a maioria dos recrutadores, o comportamento online reflete a personalidade do candidato e já serve como pré-avaliação antes de uma entrevista de emprego.

Para Fernando Lincoln, professor da UFC virtual, é preciso entender que as redes sociais são locais de exposição, ainda que se possuam poucos amigos. "Em segundo lugar, a questão de procurar colocar suas informações em redes sociais mais ligadas ao profissional, como o LinkedIn", comenta.

Segundo o professor, é preciso ter cuidado não apenas com as redes sociais mais utilizadas, mas com espaços como blogs, onde é fácil associar um perfil à uma pessoa. "Se a pessoa põe um comentário em blogs, ela vai ser encontrada", explana o professor.

Na opinião de Riverson Rios, professor de cibercultura da UFC, a maioria das gafes ocorre por falta de etiqueta na internet e "quem trabalha na área de Recursos Humanos pesquisa os perfis e descobre traços da personalidade daquelas pessoas", explica o professor.

Segundo a pesquisa da AVG, 60% dos entrevistados não tomam cuidado com postagens enquanto procuram emprego e 90% dos recrutadores examinam os perfis abertos de pré-candidatos em diversas redes sociais. Riverson Rios dá dicas de como se resguardar: "Procure ao máximo a sua privacidade, restringindo quem está vendo suas postagens, tomando cuidado com o eu escreve, talvez até proibindo que as pessoas te marquem em fotos".

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede de contatos profissionais e, quando bem preenchida, aumenta as chances de se conseguir um emprego. De acordo com Marcelle Walker, consultora de seleção da MRH gestão, o LinkedIn é fundamental para conseguir vagas estratégicas como a de administrador financeiro, diretor-executivo, gerente comercial.

A consultora ensina que algumas ferramentas e partes do perfil precisam ser constantemente atualizadas. "Tem ferramentas muito importantes que são as referências, onde você pede para alguém que já trabalhou com você na antiga empresa, colocar uma indicação no seu perfil", explica.

Avaliação
O comportamento online reflete a personalidade do candidato e já serve como pré-avaliação antes de uma entrevista de emprego.

Cuidados
Procure ao máximo a sua privacidade, restringindo quem está vendo suas postagens, tomando cuidado com o eu escreve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário